Caminhos da pecuária
Um encontro sobre a História de Morro do Chapéu trará para o público, não só importantes informações históricas do seu passado, desde os primeiros momentos dos sertanistas, seja à procura de minérios, seja como tangedores de grandes boiadas que se encontravam em Morro do Chapéu. Importante ressaltar que os caminhos percorridos pelas boiadas delinearam os famosos caminhos das estradas reais.
Aí se convergiam, pois usavam de bons pastos e aguadas, por um longo período, para descanso e recria.. Posteriormente, se destinavam às famosas feiras de Capoame e Feira de Santana, entre os séculos XVII a XIX, visando a grande demanda da cidade da Bahia e a as vilas do Recôncavo.
Venha assistir no Museu Geológico da Bahia, próximo dia 24/10/2016, segunda feira, das 8h às 18h, essas e tantas outras narrativas por professores, mestres e doutores sobre a importância histórico e econômica de Morro do Chapéu. É gratuito.
Encontro sobre a História de Morro do Chapéu
Com a presença significativa de um público de mais de 60 pessoas, reunindo geólogos, engenheiros, turísmologos, geógrafos, historiadores, além de mestrandos e doutorandos que acabaram de ser homologados nos respectivos cursos com suas defesas de teses reuniram-se, ontem das 8h: 30 às 19h, no Museu Geológico da Bahia, para um evento inédito sobre a história de Morro do Chapéu.
Esse evento vinha sendo aguardado com grande expectativa e foi realizado, aqui em Salvador, como um trabalho precursor visando buscar através dessas teses realizadas envolvendo Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, a sua caracterização histórica, econômica, político e social. Certamente esse encontro deverá reunir dados para um maior conhecimento e transformação da sociedade local, para subsidiar e submeter à área para preservação e conservação ambiental, buscando auferir elementos que possam auxiliar na constituição de um futuro Geoparque.
Um geoparque se constitui numa área de atração de elementos naturais, desde que mantenha a geodiversidade preservada. Assim, o geólogo Antonio José Dourado considera que a área de Morro do Chapéu reúne esses elementos geológicos preservados, além do significado de ter uma com representatividade especial, didática e de fácil assimilação visual. Portanto, essa área reúne os elementos necessários para se constituir num geoparque. Esse título vem sendo concedido pela UNESCO que analisa e avalia, anualmente, bem como o pleito para a inserção de novas áreas com projetos sustentáveis e economicamente viáveis.
Vamos, pois, nos aliar a esse pleito de maior atrativo geológico e turístico para Morro do Chapéu ao submetermos a sua transformação num Geoparque.