Lançamento separata na CBPM

Em 2014 a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM teve uma atitude de grande apoio ao Geoparque de Morro do Chapéu, que consistiu na publicação de 1.000 exemplares uma separata contendo o capitulo 4 do livro Geoparques do Brasil, publicado pela CPRM em 2012. A referida separata tambem apresentou os capitulos 1 e 2 do livro citado.

Essa iniciativa ampliou consideravelmente a divulgação da proposta do Geoparque de Morro do Chapéu.
O lançaamento desta separata ocorreu na sede da CBPM em Salvador e também em Morro do Chapéu.
 
 
 

Geoparque Morro do Chapéu-Bahia.

                                                           Luiz Carlos Santos Lopes[1]

Nós, os filhos de Morro do Chapéu, temos mais um motivo para nos orgulharmos da nossa  terra.

 No dia 4 de agosto de 2014, às 14h30min a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral  (CBPM) lançou no auditório daquela instituição, o trabalho Geoparque Morro do Chapéu – Bahia (Proposta, em forma de separata, da obra Geoparques do Brasil – Propostas. De autoria dos geólogos Antonio José Dourado Rocha e do cientista Dr. Augusto  José Pedreira (in memoriam).

                               “ O trabalho  visa ao desenvolvimento da geoconservação no Estado da Bahia”, como diz Hari Alexandre Brust , Diretor-presidente da CBPM, na apresentação da mencionada obra.

                           Fui ao lançamento da referida obra em companhia do meu cunhado Wu Shih Jung mais (conhecido no meio Artísitico  como Jack Wu) ocasião em que encontramos muitos conterrâneos ilustres como Luciano, Otaviano, Odilésio, suas excelências o prefeito Cleová Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores, o deputado José Carlos Araújo, entre outras autoridades.

                    Parabenizo o geólogo Antonio José Dourado Rocha (um cidadão morrense, como ele costuma referir-se a si próprio) por mais um feito em benefício da nossa terrinha. Parafraseando um trecho do hino francês: “Avante filhos de Morro do chapéu, o dia da glória chegou!” Tal nomeada honrosa deve-se aos autores daquele esmerado trabalho, à CBPM, e à celebridade que Morro do Chapéu alcançou, pelas virtudes e talentos dos seus filhos e às boas
 ações daqueles que amam o nosso belo torrão natal.

                 O lançamento daquele importante documento vai ser também em Morro do Chapéu em uma data a ser divulgada. Para tanto, conclamo meus conterrâneos para comparecer, prestigiar e aplaudir esse trabalho cujos textos mostram a importância do Geoparque para a nossa região.

                 Afinal, qual o objetivo do GEOPARQUE MORRO DO CHAPÉU? Quem responde é Diretor Presidente da CBPM. De acordo com ele “(...) São objetivos principais dos geoparques a Conservação do patrimônio geológico, educação da sociedade relativamente às geociências e meio ambiente; – Desenvolvimento econômico-social e sustentável – Cooperação multicultural –Investigação científica – Interação ativa na rede global de geoparques.”

                       Continuando, Brust revela que inspirado nesta experiência da UNESCO, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em muito boa hora criou, em 2006, o Projeto Geoparques, o qual tem como premissa básica a identificação, levantamento, descrição, diagnóstico e ampla divulgação de áreas com potencial para futuros geoparques.

                   Neste sentido, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem desenvolvido mais esta relevante atividade, liderando o processo de seleção de áreas passíveis de constituírem  geoparques no território do País, cujo primeiro levantamento selecionou para este fim, 28 locais.

                 Dentre as áreas potenciais selecionadas destaca-se a região de MORRO DO CHAPÉU - Bahia, objeto daquela publicação, a qual é categorizada principalmente como um Geoparque estratigráfico, geomorfológico e histórico.

               Nestas circunstâncias, a CBPM, ao tempo em que procura com esta publicação apoiar os esforços da comunidade de Morro do Chapéu para viabilizar a implantação  do seu Geoparque à rede Global de Geoparques Nacionais RGGN), quer associar-se à liderança do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na mobilização em prol da política brasileira para implantação dos geoparques como alternativa válida de desenvolvimento econômico-social sustentável. Finalizando, o presidente da CBPM Hari Alexandre Brust agradece ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) pelo apoio na viabilização da referida publicação. Até porque, como declarou o cientista Augusto Ruschi, quando esteve em Morro do Chapéu, em 1961, para pesquisar colibris, ele e outros estudiosos disseram à reportagem “estar encantados com a beleza natural da Cachoeira do Ferro Doido” e com as plantas ornamentais existentes em nossa terra, declarando que “no  mundo é difícil encontrar-se terra tão maravilhosa e bonita como Morro do Chapéu”(CUNEGUNDES, Jubilino; 3ed. Secretaria da Cultura e Turismo EGB, 1999, p. 80)”

 

[1] Jornalista -  FENAJ – DRT 2482 – Salvador-Ba.

Luiz.lopes1@gmail.com 

(71) 9623-4407



Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)