Joao Navarro Sampaio


 João Navarro Sampaio, natural de Ipirá, passou a residir no Ventura em 1907, quando se tornou sócio em uma firma comercial e posteriormente no comércio de diamante. João Navarro então trouxe o seu gado de Ipirá para o Angical onde adquiriu uma fazenda. O casamento com Esther Brito, consolida ainda mais a sua ligação com a região, de modo que com o decorrer do tempo se torna um dos chefes políticos locais, sendo eleito vereador e vice-presidente do Conselho Municipal de Morro do Chapéu, liderando a oposição ao coronel Dias Coelho e posteriormente ao coronel Antônio de Souza Benta, numa época de grande turbulência política.

            João Navarro Sampaio foi a primeira pessoa a possuir um carro no Ventura, um automóvel Chevrolet, fabricado no ano de 1929.

Com a baixa do preço do carbonado, em 1932, João Navarro passou a residir em Irecê e Lapão, onde permaneceu por quase cinco anos, regressando ao Ventura, de onde posteriormente se mudou para Salvador.

Tendo ficado viuvo em 1939, casou em 1945 com Hildete Cerqueira, natural de Belmonte (Ba). Durante três anos moraram em Jacobina, onde ele tinha um armazém para compra de mamona e podia administrar a sua fazenda Angical, que fica na região do Icó.

Seu filho Edgard, nascido em 04 de fevereiro de 1914,  investiu na mineração de mármore e instalou uma usina para produção de calcário para corretivo de solo e brita. Paralelamente também desenvolveu uma mina de diatomita em Mucugê.

            Outro filho, Carlos Navarro, em 1950 foi candidato a prefeito, perdendo a eleição para Luis Riela

Comentários enviados nesta seção.

MANUELA SAMPAIO MARIANO
MANUELA SAMPAIO MARIANO em 10/06/2019 às 17:09:31 disse:

PARABÉNS A QUEM CRIOU ESSA PAGINA !!! FIQUEI MUITO FELIZ EM VER A MEMÓRIA DO MEU BISAVÓ JOÃO NAVARRO SAMPAIO TÃO BEM DESCRITA .... SAUDADES DO MEU BISA JOÃO, DO MEU AVÓ EDGARD NAVARRO SAMPAIO E DOS MEUS TIO-AVÓS.... QUANTAS LEMBRANÇAS !!!! QUANTAS SAUDADES !!!! MANUELA SAMPAIO
Mirtes Navarro
Mirtes Navarro em 09/07/2016 às 17:01:40 disse:

Vendo essas imagens mim interesei em saber se vocês dessa família são parentes do meu pai Benedito Navarro de Ipira - ba
maria clara sampaio costa
maria clara sampaio costa em 24/08/2013 às 23:44:05 disse:

Maravilhoso ! Quantas saudades !


Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)