Salvador, 23 de Outubro de 2017

Romão Gramacho Falcão

 

(1710  1772)

 

          Segundo Brandão & Cardoso (1993), Romão Gramacho nascido em Oliveira dos Campinhos, Santo Amaro, foi um grande proprietário de terras na região do atual município de Jacobina. Em 1755 ele descobriu ouro no morro denominado Palmas, conforme participou ao governador, em carta datada de 25.01.1756.

          De acordo com Cunegundes (1999), Romão Gramacho Falcão foi um bandeirante que, com o intuito de descobertas, partiu da região de Jacobina, internando-se no território de Morro do Chapéu, onde descobriu o rio ou vereda que tem o seu nome e desemboca no rio São Francisco, com a denominação de rio Jacaré.

Honório de Souza Pereira (1889)  relata que esse bandeirante, por suas artes mágicas, era considerado um Anticristo, que iludia o povo tolo fazendo-o crer em suas façanhas. Os vestígios da passagem desse desbravador pela vereda que tem o seu nome estão no local denominado Presídio, onde existe uma junção de pedras, indicando que o mesmo fez, ou pretendia fazer, uma grande represa.

Segundo Teixeira (1998) a história da mineração de salitre tem na figura de Romão Gramacho Falcão um grande símbolo. Tanto que em torno de sua biografia, cria-se uma zona que remete aos mais arraigados símbolos do poder terreno, vindos da Idade Média: o pacto com o Diabo em busca desse mesmo poder.

Segundo esse autor, o misticismo em torno de Romão Gramacho, tem tudo a ver com a lenda que inspirou o escritor Goethe na redação de Fausto (homem que vende a alma ao Diabo em troca de juventude, e que depois de velho resolve desfazer o pacto). Romão Gramacho possuía minas de salitre, muito rentáveis por ser o insumo básico para fabricação de pólvora. Quem tinha mina de salitre, tinha o poder militar. Desse modo, ainda segundo Teixeira, o pacto com o Diabo envolveria o poder sobre a guerra: como fazê-la e ganhá-la.

No livro Caminhos do Sertão consta, na pagina 53, que em  1751, 

.


 

Comentários enviados

ANDERSON DE ARAUJO CERQUEIRA
ANDERSON DE ARAUJO CERQUEIRA em 23/03/2014 às 15:59:12 disse:

Gostaria de receber mais informações sobre este lendário desbravador que tudo indica fez parte da gênese da minha família.

Alfredo Rubens Gramacho Jr
Alfredo Rubens Gramacho Jr em 23/10/2014 às 22:03:26 disse:

Prezados,(a) Fiquei extasiado com a história gostaria, de saber mais informações sobre o mesmo. Desde já grato pela atenção, Att: Alfredo Gramacho JR

Fátima Falcão
Fátima Falcão em 30/10/2014 às 15:21:35 disse:

Esse Romão Gramacho Falcão será o mesmo Romão Gramacho Sampaio Falcão? Gostaria de saber. Tenho interesse neste assunto. grata

Wanderley Rosa Matos
Wanderley Rosa Matos em 31/01/2016 às 20:46:22 disse:

Segundo as Crônicas regionais Romão Gramacho foi um dos primeiros desbravadores do Município de Brotas de Macaúbas, tendo inicialmente arrendado uma área de terras aqui no município onde implantou uma fazenda de criação de gado no Lugar Pedra Pintada e que posteriormente compro esta área da casa da Ponte e vendeu diversas fazendas aqui. Por acaso vocês tem alguma informação que confirme esta citação das cronicas regionais

Utilize o espaço abaixo para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas ...

Sua mensagem será moderada antes de aparecer para o público.


(Obrigatório)
Este campo é obrigatório.Formato de e-mail inválido.

Desenvolvido por Éder Lima