Francisco Gonçalves de Matos - (família)


 
(27.03.1880 – 26.11.1942)

 Conhecido como Chico Matos, era  primo de Horácio de Matos. Em Morro do Chapéu tornou-se fazendeiro e comprador de diamantes. A sua fazenda Morro Bonito, onde trabalhava com cavalos, gado e café, ficava perto de Tapiramutá. Também era proprietário da fazenda Gameleira, no distrito do Ventura.

Até 1931, a sua residência era no Ventura. A partir dessa data mudou-se para sua nova casa, no Parque Soledade, em Morro do Chapéu.

Durante algum tempo foi um dos poucos proprietários de automóvel em Morro do Chapéu. Seu motorista era o pernambucano Eustaquio Pinto.

O seu irmão José Gonçalves de Matos, sócio do coronel Benta, também era um importante capangueiro.

Com sua esposa Umbelina teve os filhos: Lauro, Olga, Coleta, Nelson, João e Floro.


Lauro Francisco de Mattos  

( 06.11.1921 -16.06.1993)

Segundo o Correio do Sertão, Lauro era natural do Ventura e veio para Morro do Chapéu ainda criança, onde viveu na vila Matos. Com a morte de seus pais, tornou-se responsável pelos seus irmãos menores.

Trabalhou como Fiscal de Rendas Estadual por mais de 35 anos, tendo também exercido o cargo de Juiz de Paz. Como político foi vereador, no período de 1977 a 1982, tornando-se presidente da Câmara.

Foi fundador e presidente da Sociedade Beneficente São Francisco de Assis, que mantem um hospital e uma creche.

A Câmara de Vereadores o homenageou, em 10.2002, designando uma praça da cidade com o seu nome.

Do seu casamento em 1943 com Ida de Oliveira Mattos, filha de Eustáquio Pinto Garcia e Áurea de Oliveira Garcia, nasceram quatro filhos:

Nilton Garcia de Mattos casado com Selma de Oliveira Figueredo; Maria da Graça Garcia de Mattos Nunes casada com Armando de Oliveira Nunes; Francisco Garcia de Mattos casado com Selma Silva e com  Emanuela Leitão  Pinheiro Figueira Freire Valadares Marques Garcia de Matos ;José Garcia de Mattos.


Comentários enviados nesta seção.

Priscila Maria de Matos
Priscila Maria de Matos em 14/09/2022 às 15:19:47 disse:

Olá. Sou filha de José Gonçalves de Matos e o meu avô se chamava João Gonçalves de Matos. Dizem que ele veio a pé de Barreiras Bahia pra Luziânia Goiás. Será que ele é esse mesmo João Gonçalves de Matos, um dos filhos do Francisco Gonçalves de Matos. Gostaria de mais informações sobre isso se possível. Desde já agradeço!
Olavo Gonçalves de Matos
Olavo Gonçalves de Matos em 27/08/2019 às 20:56:17 disse:

Olá tudobem? muito interessante a historia desta família, também sou da família Matos, meu pai se chamava Augusto Gonçalves de Matos e meu vô Francisco Gonçalves de Matos
Iraene Gonçalves Dantas Amaral
Iraene Gonçalves Dantas Amaral em 16/01/2017 às 15:08:29 disse:

Boa tarde! Amei ver estas fotos de família, admiro muito todos vocês. Em especial Maria, Francisco. Nilton (em memória) . Gostaria de ter seu contato Francisco e Maria. Um grande abraço. Iraene Amaral.
Vilma marques
Vilma marques em 15/07/2015 às 20:02:15 disse:

Gostaria saber da família Gonçalves de uma senhora chamada Maria Gonçalves (maroeita) apelido trabalhava nos correios sua sobrinha Mirian gomcalves
simone oliveira
simone oliveira em 31/05/2014 às 19:34:23 disse:

OLA, GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇOES A RESPEITO DE GABRIEL RIBEIIRO DOS SANTOS BIECA, MEU BISAVô....QUERIA SABER SE ALGUEM TEM FOTOS DA EPOCA, OU SEJA, GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMACOES A RESPEITO DO PASSADO DE NOSSA FAMILIA. MUITO OBRIGADA!!!!


Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)