Salvador, 18 de Outubro de 2017

Antonio Gabriel de OLiveira

(04.06.1860 – 19.02.1945)

 

          Antônio Gabriel, filho de Gabriel José de Oliveira e Maria Josefa de Oliveira, freqüentou o seminário Santa Tereza, em Salvador, até perto de se ordenado padre. Chegando ao curso superior foi nomeado professor público, por concurso, pelo imperador D. Pedro II, de cujas mãos teria recebido o título de nomeação, no palácio Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Foi um conceituado professor em Minas de Rio de Contas, Senhor do Bonfim e Mundo Novo, bem como de várias gerações em Morro do Chapéu. A sua escola ficava no local do atual prédio dos correios.

          Em 1901, quando era Secretário Municipal, foi responsável pela redação do Código de Postura Municipal, sancionado pelo Intendente Pedro Celestino Barbosa. Em 1902 foi o responsável pela fundação do Grêmio Literário, cuja biblioteca foi doada ao Conselho Municipal, vindo a constituir a Biblioteca Municipal. Também participou da primeira diretoria da Sociedade Filarmônica Minerva, na condição de orador.

          Foi casado (24.09.1889) com Francelina Guanães de Oliveira.

  • Professor Antonio Gabriel Oliveira (1860 - 12.02.1945)

Comentários enviados

Katherine de Oliveira Barbosa
Katherine de Oliveira Barbosa em 24/01/2017 às 21:48:14 disse:

Muito legal esse site!!! Descobrimos um pouco sobre a família da minha mãe. Ela está muito emocionada por ter visto a foto do seu avô. Show!!!!

Katherine de Oliveira Barbosa
Katherine de Oliveira Barbosa em 24/01/2017 às 21:49:22 disse:

Muito legal esse site!!! Descobrimos um pouco sobre a família da minha mãe. Ela está muito emocionada por ter visto a foto do seu avô. Show!!!!

Utilize o espaço abaixo para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas ...

Sua mensagem será moderada antes de aparecer para o público.


(Obrigatório)
Este campo é obrigatório.Formato de e-mail inválido.

Desenvolvido por Éder Lima