Salvador, 18 de Outubro de 2017

Manoel Dantas da Silva Brito

Manoel Dantas da Silva Brito

(01.04.1902-17.09.1980)

Dantas Brito, que nasceu em Ribeira do Pombal, era filho de Rogarciano Ferreira Dantas Brito e Maria Francisca.

Sua primeira vinda para Morro do Chapéu ocorreu em 1932, na condição de funcionário da Secretaria da Fazenda, no cargo de coletor estadual. Em 1934, quando estava noivo de Amina Ribeiro de Brito, filha de Miguel Ribeiro, foi transferido para Senhor do Bonfim em face da sua promoção para o cargo de fiscal de rendas.

Sendo sua esposa natural de Morro do Chapéu, para onde vinha sempre que possível, terminou por se afeiçoar a essa cidade, de modo que ao se aposentar a escolheu para morar.

Foi prefeito de Morro do Chapéu no período de 1955-1959, quando o tamanho do município e a falta de recursos não permitiam grandes obras. Apesar de não ser político, aceitou ser prefeito porque nessa época, parentes seus, a exemplo de seus primos Oliveira Brito e Antônio Brito, respectivamente deputados federais e estaduais, tinham projeção política a nível nacional, o que lhe deu esperança de realizar algumas obras.

Em função da intervenção de Oliveira Brito, viajou para o Rio de Janeiro onde conseguiu viabilizar a construção do campo de aviação da cidade, cuja inauguração contou com a presença de cinco pequenos aviões. Esse campo foi construído no terreno que a prefeitura havia adquirido para a retirada de material para fabricação de tijolos.

Foi membro da Sociedade São Vicente de Paula (fundada em 26.09.1916) e responsável pelo registro e legalização da mesma, tendo inclusive, na condição de prefeito, construído a primeira parte do Hospital São Vicente, que somente não foi inaugurado em sua gestão face problemas burocráticos decorrentes de um incêndio ocorrido na Secretaria da Saúde em Salvador.

Durante a sua gestão assumiu apenas a parte administrativa da prefeitura, ficando a parte política à cargo de Jubilino Cunegundes, conforme costume da época.

Utilize o espaço abaixo para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas ...

Sua mensagem será moderada antes de aparecer para o público.


(Obrigatório)
Este campo é obrigatório.Formato de e-mail inválido.

Desenvolvido por Éder Lima