Wilson Dourado Lima ( )

Wilson Dourado Lima

(30 Out 1938 – 22 Maio 2010)

Texto transcrito do Jornal Correio do Sertão, edição de 30 Maio 2010.

 

“Wilson Dourado Lima que nasceu na fazenda Lagoa do Boi, na região de Canarana, era filho de Tancredo Fernandes Lima e Maria Dourado Lima.

Recém formado em odontologia, Wilson chegou em Morro do Chapéu em 1962, juntamente com seu irmão o médico Edigar Dourado Lima, e logo começou a militar na política, num momento em que as duas forças rivais eram os Gomes e os Cunegundes. Incialmente os irmãos Dourado vão militar na política ao lado dos Gomes e depois acabam migrando para o grupo dos Cunegundes.

Com o declínio do grupo dos Cunegundes, os irmãos Dourado despontam como a nova força política na Morro do Chapéu na década de 1970 e, desta forma nasce o grupo que passa a ser conhecido como Grupo do Besouros ou Grupo dos Dourados.

Nessa época, sendo eleito como um dos vereadores mais bem votados, Wilson abre as portas para sua vitória para o cargo de prefeito em 1976, derrotando Virgilio Ferraz (candidato dos Gomes e dos Cunegundes). Cumpre então um mandato de seis anos marcado pela expansão da cidade, construção do primeiro colégio estadual do município (Colégio Theotônio Marques Dourado Filho), realização de grandes micaretas, construção do Forum, da rodoviária Coronel Souza Benta e do clube municipal, além do calçamento de ruas, etc.

Figura de personalidade forte e, muitas vezes de ações irrefletidas, Wilson agradava uns e desagradava outros tantos.

Em 1992 derrota Wilson Mendes Martins e é eleito para cumprir seu segundo mandato como prefeito. Após quatro anos à frente dos destinos da nossa terra e mesmo terminada uma administração que deixou a desejar, Wilson Dourado mostrava todo o seu poder político ao eleger em 1996, Aliomar Rocha prefeito municipal (figura sem grupo político e sem densidade junto a chefes políticos locais na época). Entretanto, Wilson, mesmo contra a vontade de boa parte dos “caciques besouros”, apostou e mais uma vez demonstrou sua força política no município.

Nas últimas eleições Wilson volta a lançar-se candidato a prefeito e não consegue lograr grande êxito.

Deixou viúva a professora Lúcia Rebouças Dourado (Lucinha) e os filhos Leonardo, Jamile e Daniela.

Dr. Wilson, Wilsão, o Besourão ficará marcado na história política de Morro do Chapéu. Essa figura que, repentinamente, aos 71 anos de idade, partiu para o plano espiritual, com certeza deixa seu nome gravado na historia política de Morro do Chapéu”.

Segundo sua esposa, além das obras citadas ele calçou a praça do DERBA, fez as praças da Pirâmide, Camilo Calazans e do Pelourinho, construiu a escola Antônio Gabriel, a avenida Senhor dos Passos, duplicou o cemitério além de ter construído escolas, postos médicos, poços de água subterrânea e cemitérios em vários distritos.



Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)