Silas Monteiro da Costa

Silas Monteiro da Costa

 

Nascido em Feira de Santana, Silas chegou  na cidade do MORRO DO CHAPÉU aos 08 anos, com os seus pais e mais 08 irmãos. Cresceu como toda criança morrense tomando banho na fonte do Pó-Só e passeando pelas serras da região degustando cambuís e araçás.

Aos 14 anos de idade iniciou sua promissora carreira ingressando na Escola de Música da Sociedade Minerva, despertando assim seus dons da arte musical.

Inicialmente ele tocou trompa, depois trombone e finalmente o trompete da Filarmônica. A partir daí, aprendeu também a tocar bateria, passando a executar os dois instrumentos.

No auge da sua juventude artística ele foi integrante de grupos musicais: “Paulinho e seu conjunto”, “Os Paqueras” e “Columbia”.

Já em 1970, SILAS resolveu buscar melhores dias, viajando para Salvador. Lá chegando, foi convidado a participar do grupo musical “FASE CINCO” (um dos melhores conjuntos musicais de Salvador), o qual também se apresentava semanalmente nos programas “Poder Jovem” e no programa de Sérgio Bitencourt. Ambos na TV Itapoã. Nesse período recebeu ali uma medalha como um dos melhores músicos do programa. Além deste, SILAS participou também de vários outros programas e conjuntos da capital baiana.

Trabalhou no Polo Petroquímico de Camaçari até o ano de 1977, época em que retornou para Morro do Chapéu, casado com senhora Elvira, com quem possui 03 filhos, . Ao retornar, Silas prestou concurso para a EMBASA, na qual trabalhou e foi gerente por mais de 20 anos.

Em Morro do Chapéu ele continuou sua atuação musical como membro da Filarmônica Minerva, da qual passou a ser o seu regente após o falecimento do maestro Ulisses Valois Pereira (o saudoso Tota), mantendo ativa a filarmônica com sucesso em todas as apresentações na região. SILAS foi ainda integrante ativo do conjunto musical SPALA. Na década de 80, foi também um dos fundadores da filarmônica Lira Morrense, que foi iniciada em sua própria residência, que  serviu  inclusive para os primeiros ensaios. Ele foi ainda professor de educação física do Colégio Nossa Senhora da Graca e, por quase duas décadas, goleiro titular da Seleção de Morro do Chapéu. Também é membro da Loja Maçônica Acácia Morrense.[1]

No inicio de noventa, surgiu sua carreira solo, participando em vários eventos sociais, tais como: Casamentos, Bodas, Festas Religiosas, Bailes dançantes, Formaturas, etc, apresentando-se em todas as regiões e em várias cidades da Bahia como: Salvador, Morro do Chapéu, Feira de Santana, Barra, Barreiras, Jacobina. Santana, Itapura, Xique-Xique. Por algumas vezes convidado a se apresentar em São Paulo sendo que por duas vezes conseguiu atender viagens patrocinadas pelos organizadores das apresentações naquela capital.

Em março de 2002 SILAS foi homenageado pela Câmara de Vereadores do Morro do Chapéu no III encontro regional da União de Vereadores do Brasil quando recebeu o título de CIDADÃO MORRENSE, das mãos do autor do projeto o vereador Paulo Sérgio com aprovação de toda a Câmara e habitantes da nossa cidade que soube tão bem reconhecer o merecimento e dedicação de SILAS>

Com seu TROMPETE, SILAS tem registrado com boa vontade e coragem muitas viagens, encontros badalações, confraternizações, lembranças importantes que vem somando e formando seu acervo de artista simpático que valoriza os momentos  vividos em sua carreira.

Foi daí que surgiu o renomado nome “SILAS E SEU TROMPETE, o clássico da Seresta”. Transformando-se numa logomarca da SERESTA que agrada ao mais afinado gosto musical. No entanto você pode ser surpreendido com musicas da jovem guarda, forró, carnaval, etc.

Atendendo a inúmeros pedidos de parentes, amigos e admiradores lançou seu primeiro CD intitulado SILAS E SEU TROMPETE O clássico da Seresta de Morro do Chapéu para todo o Brasil, sendo que foram vendidos  12000 cópias em poucos meses de divulgação em todas as cidades onde aconteceu alguma vez a presença de SILAS.

Sem sobra de dúvida  o CD de SILAS superou as expectativas e agradou a todos pelo seu ótimo repertório e qualidade musical. No seu CD Silas interpreta grandes clássicos da Seresta, acompanhado pelos famosos músicos Cremilson (baixo); Elsione (segundo trompete e guitarra); Zio (sax tenor) Cleová (vocal)

Gravou 04 CDS – vol 01, vol 02, vol 03 e vol 04 Todos foram vendidos em Morro do Chapéu-BA , na Bahia e em todo o Brasil.

 

 

Adaptado do texto de sua prima Mirtes



[1]



Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)