Floro Bartolomeu da Costa

(17.08.1876 - 08.03.1926)

 

Floro Bartolomeu, que era filho de Virgilio Bartolomeu da Costa e de Carolina Costa, nasceu em Salvador, onde se formou em medicina em 1904.

Segundo depoimento de Carlos Navarro Sampaio, ele foi o primeiro médico do Ventura, onde ainda existem os alicerces da casa em que residiu. A sua mudança do Ventura está relacionada ao fato de ter assassinado um rapaz. Apesar de alegar que a arma disparou acidentalmente, a versão mais aceita é a de que se tratou de um crime passional, pois o médico era apaixonado pela esposa do engenheiro de minas conde Adolfo Van Den Brule, de quem era sócio em garimpos. A vitima era um tipo artista, bonito, que também se interessava pela condessa. Entretanto, existe outra versão para esse crime, na qual consta que após um sucesso inicial no garimpo ele teria aberto uma grande frente de serviço, onde trabalhavam vários garimpeiros. Com o decorrer do tempo houve um desentendimento com um dos garimpeiros que o atacou com uma enxada ou um machado. Apesar de Floro ter atirado para o chão, como advertência, o homem teria continuado o ataque, forçando-o a disparar o tiro fatal.

De acordo com um telegrama do padre Cícero para o deputado Floro Bartolomeu (Menezes & Alencar, 1995), o conde Adolfo, nascido em Paris, era filho do conde José Idelfonso Van Den Brule e da condessa Joane Piló de Melo de Vanle. O conde José Idelfonso, que morreu em 1898, ocupou o cargo de diretor do Banco da França, por mais de 25 anos. O conde Adolfo foi diplomado pela escola de engenharia de minas de Paris, em 1882.

Assim, após esses acontecimentos no Ventura, em maio de 1908, Floro Bartolomeu e o conde Adolfo chegam em Juazeiro do Norte, no Ceará, que vivia sobre domínio espiritual do Padre Cícero.

A partir desse momento, a amizade de Floro com o Padre Cícero, a sua participação na politica do Ceará, a sua atuação como deputado federal, o convite a Lampião para combater a Coluna Prestes são fatos bem documentados e descritos em vários livros.


Comentários enviados nesta seção.

Aerson
Aerson em 17/06/2019 às 23:13:47 disse:

Obrigado por compartilhar essa parte da história! Poderia dizer a fonte bibliográfica?
GUILBER CARVALHO MAIEL
GUILBER CARVALHO MAIEL em 11/06/2018 às 14:44:49 disse:

Bom dia! Não entendi essa parte: "pois o médico era apaixonado pela esposa do engenheiro de minas conde Adolfo Van Den Brule". Não seria o jovem vitimado apaixonado pela condessa, como pe dito posteriormente em "A vitima era um tipo artista, bonito, que também se interessava pela condessa."?


Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)